O que fizemos em 2021

Divulgamos com frequência informações atualizadas de serviços públicos relacionadas aos cuidados com as crianças e maternidade.


Dezembro - Novembro

Neste vídeo de dezembro falamos sobre a situação da terceirização da emia.


Em novembro, explicamos sobre a nova e ineficaz forma de distribuição de uniforme e material escolar


Falamos também sobre o fechamento de algumas escolas por causa do não pagamento dos salários das merendeiras e o funcionamento da distribuição da merenda nas escolas municipais


Fizemos uma live falando sobre as aulas de iniciação artística para as crianças na cidade.







Contamos como conseguimos a construção de um parquinho acessível, e como fizemos um evento para conscientizar que os cachorros precisam ser conduzidos na coleira, principalmente em locais onde as crianças brincam.




Apoiamos a candidatura de mães para o Conselho Regional do Meio Ambiente pois acreditamos que o meio ambiente precisa ser preservado para garantir uma boa saúde para as crianças.






Para garantir o direito das crianças brincarem, pedimos (e conseguimos) a reabertura das Ruas de Lazer, que estava suspensa desde março de 2020.







Junho a Agosto


Falamos da necessidade da prefeitura manter o cartão merenda para as famílias da escola pública.


Fizemos incontáveis reuniões com a prefeitura.

Essa reunião abaixo foi em julho e estávamos pedindo uma campanha de concientização para que os cachorros fossem conduzidos sempre nas coleiras.


Pedimos a priorização no orçamento da cidade em assuntos relacionados a maternidade e crianças.

Um das propostas que estávamos apoiando - Aumentar o número de EMEI's na região da Vila Mariana - recebeu votos o suficiente e foi umas das avaliadas pela prefeitura. Porém, não foi priorizadas com a jusitificativa que há pouca demanda na região (o que sabemos que não é verdade).


Também pedimos a doação de roupas para as mulheres que frequentam um dos centro de referências à mulher.

Em junho, fizemos uma live contando sobre dignidade menstrual e como é a vida das mulheres em situação de pobreza menstrual.


Criamos um site com um resumo das ferramentas que a prefeitura disponibiliza e que ajudam nosso dia a dia.

Pedimos também para que a prefeitura criasse uma métrica para sabermos como está a percepção das pessoas sobre os dados públicos e transparência da atuação da prefeitura. Veja o post.

Fomos umas das propostas mais votadas, mas infelizmente não fomos priorizadas.

As propostas priorizadas estão neste link.


Apoiamos também a CPI da COVID através dessa denúncia de um convêncio médico que estava prescrevendo o uso de remédio que não funcionam para o tratamento de pessoas com covid.


E explicamos de maneira acessível como funciona o orçamento da cidade.


Abril e Maio

Conseguimos que nossa proposta para o orçamento que pedia a remuneração de mães que amamentam ficasse em décimo primeiro lugar, entre mais de 600 propostas.


FIzemos uma live para divulgar as políticas públicas relacionadas a Iniciação artística para as crianças.



Em abril, participação da campanha que pedia a não taxação dos livros e as crianças leram seus livros autorais no Viradão da Leitura.

Na imagem abaixo, um trecho do livro autoral de Ana, de então 5 anos.


Em abril, participamos do podcast do Bem Comum, onde falamos da importância de participarmos dos locais políticos da cidade.


Em construção..


Janeiro de 2022

E começamos 2022 ganhando o segundo lugar numa competição de programação da prefeitura. Nosso projeto era a criação de uma ferramenta para ajudar na organização dos cuidados com a família.


Campanhas


Criamos a campanha "Escola sem Tarifa", onde pedimos aos deputados federais a isenção de pagamento de tarifas bancárias das escolas públicas. Essa campanha começou em setembro e até hoje, fevereiro de 2022, estamos nos dedicando a conscientizar políticos a aprovarem a lei que isenta as escolas públicas de tarifas bancárias.


Em agosto, apoiamos o movimento que pede a abertura da Cinemateca através da nossa campanha Eu brinco na Cinemateca.



Entre maio e agosto, fizemos uma campanha de arrecadação e distribuição de absorventes. Foram 3612 absorventes doados. Esse foi nosso post inicial, chamando as pessoas para a doação, e esse foi o post final, comentando sobre os números doados e encerramento da campanha.


65 visualizações0 comentário