Nesta eleição, demonstre seu compromisso com a EMIA!

Olá!

Somos representantes do segmento de famílias do Conselho da Escola Municipal de Iniciação Artística - Emia, e gostaríamos de apresentar brevemente nossa Escola.



A Emia (regulamentada pela Lei nº 15.372, de 03/05/2011) fica localizada na subprefeitura do Jabaquara, bairro da Conceição, dentro do Parque Municipal Lina e Paulo Raia. É a única escola pública da cidade que proporciona às crianças e adolescentes experiências nas diversas modalidades artísticas, desvinculada de objetivos de formação artísticas específicas, assim, não se destina somente às crianças que desejam estudar música, dança, teatro ou artes visuais, mas a todas as crianças, possibilitando a experiência do fazer artístico, da plasticidade das formas de expressão, com ganhos significativos e permanentes por toda suas vidas, conforme relato de inúmeros ex-alunos.



As crianças entram no curso regular com 5, 6 ou 7 anos e podem permanecer até seus 12 anos. As salas têm, em média, 15 alunos. Os alunos têm acesso a uma proposta pedagógica singular, com 2 artistas-professores por turma nos primeiros anos, de áreas artísticas diferentes, e 4 professores nos chamados "quartetos", com crianças entre 9 a 11 anos.
 

A Escola oferece ainda cursos extras aos alunos regulares, de instrumentos, dança, teatro, canto e artes visuais, assim como oficinas abertas aos familiares e a todos os interessados, por exemplo: Coral, bordado, construção de bonecos e outros conforme o ano, verba e proposta de cada artista-professor.
 

 


Em 2020, nossa Escola completou 40 anos!
 


As famílias têm um amor profundo por ela e quem chega, logo se apaixona!

Temos uma comunidade organizada que a fortalece, garante sua permanência e a entrada de novos alunos ano a ano, possibilitando conquistas de verba e parcerias. No entanto, sentimos que existe uma fragilidade institucional que, ao longo dos anos, gerou inúmeras ameaças a escola, entre elas: o risco de fechamento por corte de verbas públicas e a diminuição de vagas.


Ao longo desses anos construímos uma escola de arte democrática, com intensa e fundamental participação das famílias e marcante na vida dos que fazem parte dela e agora queremos o seu compromisso na garantia de aspectos essenciais para nossa comunidade:
 

- Disponibilização de orçamento elaborado a partir da escuta da escola, que respeite o direito dos alunos à continuidade dos cursos realizados, sem nenhum prejuízo às crianças, adolescentes e familiares alunos da escola.


- Garantia da Emia como escola pública, garantindo o acesso e a qualidade.


- Garantia de respeito, manutenção e investimento na metodologia ímpar e preciosa e no corpo docente formado por artistas-professores comprometidos com a metodologia.


- Respeito aos processos democráticos estabelecidos e praticados na Escola (exemplo: direção ocupada por profissional da própria escola, familiarizado com a metodologia e relacionamento com as famílias; participação ativa das famílias na construção da escola, fortalecimento do Conselho e outros)


- Escuta ativa da comunidade escolar através das instâncias de participação (Conselho, APM) a respeito de diversos aspectos vulneráveis e/ou necessários na escola (exemplo: dificuldades quanto ao transporte das crianças que moram longe da escola, inter-relação com projetos como Piá e Vocacional, interlocução entre Emia e escolas públicas do entorno).


- Ampliação do número de Emias, dando conta de uma demanda já existente em outras regiões da cidade de São Paulo.
 

Vamos conosco nesta caminhada?


Para que possamos compartilhar com a comunidade escolar seu apoio e compromisso com nossa escola, pedimos que assine o formulário no link https://bit.ly/apoieaemia.



Abraços!

Veja quem está nos apoiando

atualizado em 14.11

Andreá Werner

Ataide da bancada Resista

Carina Vitral

Carlota joaquina

Celso Giannazi

Coletivo DiverCidadeSP - Cintia Zanco

Erika Hilton

Juliana Cardoso

Ligia Jalantonio

Luana Alves

Nabil Bonduki

Raquel Marques

Simone Nascimento

Tião Carvalho

Toninho Vespoli

Vagner Contier

Vinicius Schaefer

Página desenvolvida pela Carolina Borges, mãe de aluna da EMIA