Relatos: Uniforme e Material Escolar

Atualizado em 6 de agosto de 2021

O que você achou da nova maneira de ter acesso ao material escolar e uniforme da escola pública da cidade de São Paulo?

O material escolar e o uniforme são estratégias criadas para incentivar que os estudantes frequentem as escolas. 


Este ano, houve uma mudança grande em como esses itens estão sendo entregues. 
Antes as famílias retiravam os itens na escola. 
Agora, na teoria, as famílias precisam acessar aplicativos, ir até a loja e fazer a compra na loja utilizando o dinheiro disponibilizado no aplicativo.
Infelizmente, a prática está bem distante da teoria, e por isso queremos ouvir sobre como está sendo tudo isso para você.

Um exemplo prático de problemas ao falarmos com a Blupay: mensagem de retorno imensa e cheia de erros de configuração do servidor de emails da empresa. Não conhecemos ninguém que tenha conseguido retorno por email com eles.


Relatos anônimos!

Saímos na mídia!

Com problema em apps, mães não conseguem comprar uniforme e itens escolares 

Reportagem de Ana Paula Bimbati para o Uol

Você vai gostar de ver também:

Post sobre como foi a audiência sobre o uniforme escolar em julho/2019

Relatos de como estão as aulas remotas

Relatos

Se você tiver tido problemas, com quem você entrou em contato e como foi o atendimento?

O e-mail que aparece não é o meu que está cadastrado então não consegui nem material nem o uniforme

 

 

Foram três ou quatro vezes minha ida ate a loja
E sempre eles tinham uma desculpa. Uma hora o telefone outra o email na hora já não sabiam mais o motico.
E ai começaram jogar pra escola
Eu trabalho na escola e sei que lá todo esta correto.
Agora eles não localizam meu cpf.
Mas se ligar no 0800 eles informam que já esta desponivel o valor desde de maio
Não sei mais o que fazer pra resolver isso

 

Aí da não recebi o crédito do uniforme no mercado pago.

 

 

Vários tentativa pedir pra esperar porquê o tem meus dados vai tá sendo atualizado

 

 

Na hora da compra o crédito não estava liberado mesmo constando o valor não conseguia comprar tive que ligar na Central do mercado pago e mesmo assim foi com muita dificuldade que consegui. E os materiais escolares na Calunga são de péssima qualidade e não dão mais opções em outros lugares.

 

 

O uniforme mesmo o aplicativo do mercado pago instalado devidamente não finalizou a compra na loja e o material escolar o valor foi disponibilizado só agora no mês de Julho

 

 

Não foi liberado crédito até a data de hoje ligo no mercado pago não sabem informar.

 

 

Quando adquiri o uniforme optei pela retirada, o faturamento foi em meu nome pois sou a responsável pelo cadastro do infanti. Porém coloquei a retirada em nome de meu esposo. E isso gerou uma confusão pata encontrar meu pedido onde demorou mais de 15 dias para identificar que faturaram com meus dados e o nome do meu esposo que era só para retirar o pedido. Acredito que a empresa em contarei não tinha um atendimento pós venda e assim, após adquirir o produto ficamos sem muitos retornos.

 

desorganização, falta de informação, não ter o kit já organizado ao mesmo tempo que não tinhamos muita flexibilidade do que comprar.
p.s. inclusive num período de quarentena em que estou em resguardo perder uma tarde comprando materiais não fazia parte dos planos

Tenho 2 filhos na SME, um no CEI, outro na EMEF.
Em fevereiro/2021 entrei no site da sme, para atualização cadastral, mas digitando o eol e a data de nascimento dos filhos, constava que os cadastros estavam completos.
Em abril o valor de material da emef foi liberado e em maio, o do cei.
Estranhei que o valor do uniforme não estava liberado ainda e liguei pra DRE em 03/junho. Então fui informada que o e-mail do responsável estava diferente no eol de cada filho.
(Por que não é possível abrir todos os dados do cadastro eol no site?? Por que não é possível corrigir alguma informação no próprio site?)
Sabendo da divergência, liguei pra escola e pedi a correção do email. Passei a aguardar a liberação do crédito do kit uniforme, mas até agora não aconteceu. Ligando no 0800 do MercadoPago, consta que me cpf nem existe no cadastro.
Já se passaram 50 dias após a correção da divergência.

Basicamente a dificuldade foi entender como funcionava e quais os locais onde encontrar os produtos

 

 

Ainda não tem o dinheiro na conta das minhas filhas

 

 

Não está disponível está agora valor do uniforme y material

 

 

Uniforma aparece que eu nao tenho conta ,com o dinheiro para retirar uniforme

 

Não tive

 

 

Tive dificuldade em instalar o aplicativo no meu celular. Não consegui acessar o código enviado pela Blupay para conseguir logar no sistema, e não consegui visualizar o crédito no mercado pago.

Não consigo instalar e entender como funciona. A prima da minha esposa que está nos ajudando.

Eu não tive nenhuma dificuldade fiz o cadastro do blupay e comprei na Kalunga, materiais de ótima qualidade,e o uniforme comprei em uma loja próximo da minha residência,acredito que a partir do ano que vem será mais fácil de ser utilizado

Eu já tinha o aplicativo do mercado pago, e o crédito não aparecia pra mim, fui informada por uma mãe de um colega da escola que as vezes não aparecia pra mim, mas já estaria disponível, mas só consegui confirmar na loja que já tinha o crédito disponível.

O uniforme ainda não consegue nem ter acesso

O benefício está disponível desde abril mas de acordo com o Mercado Pago a Prefeitura não atualiza o sistema e portanto não computa os emails novos cadastrados pelos pais para adquirir o Uniforme

Tá atualizado no porém nunca cai o dinheiro para poder comprar

Não tenho saldo no mercado pago para compra uniforme ...Não aparece nada sobre o uniforme do meus filhos estou mais de 3 meses esperando e nada ...e o material escolar consegui só de 1 filho.. tenho 3 filhos todos na escola Municipal mais do conseguir pega matérial só de 1 filho

Validei a minha identidade, como pedido. Faz semanas e não tive notícias até agora.

Material escolar eles não né mandaram e-mail e nem o valor dos materiais

 

Não consegui acessar

Demorou um pouco para o valor cair no app.

A Kalunga separa o material é só podemos comprar o que eles previamente definiram, as Pernambucanas não tem uniforme disponível na loja, precisa fazer encomenda e fica um vai e vem pra buscar uniforme

Não tive dificuldade. Só demorou um pouco pra chegar a senha.

Nao consigo acessa a atualizacao cadastral eol da dados invalidos ou bloqueados sendo que ja fui a escola por varias vezes e ta tudo ok uma covardia c quem precisa

No meu caso foi só a demora para liberar o valor fiz a atualização em março e foi liberado só em junho.

Acho que a palavra não e dificuldades, pois tenho os dois aplicativos,o problema e a falta de informação,sempre atualizei o código eol das minhas filhas,e aparece que meu CPF ainda não está no sistema

 


Acho tudo isso falta de comprometimento com nós que precisamos,teve dia da minha filha não ter um caderno para fazer as lições, muito difícil depender dos erros da prefeitura, melhor como era na escola

Tenho dois filho fiz desde começo esse atualização desse cadastro já fui na escola, atualizei novamente só consegui só material, mais uniforme até agora nada ligo no mercado pago fala que prefeitura não enviou o meu CPF para eles e agora mais nada e ainda mais não consigo falar mais com atendente não tem mais opções de atendimento no aplicativo mercado pago para atendimento.

Apenas demorou pra cair o benefício, o uniforme consegui comprar em Junho e o material em Julho.

Nenhum.

 

 

Eu tenho dois filhos e so conseguir o matrerial de um ai falta o uniforme dos dois e material de um ai não to conseguindo

Do uniforme tive dificuldade pois não aparecia o valor, então eu nunca sabia se j estava disponível e tinha que ficar indo na loja ver. Já o material escolar achei um absurdo ter produtos selecionados. Tinha que ser livre.

Escolher o material e o modelo que quiser. Minha filha não usa caderno por ser canhota, usamos fichário e folhas de sulfite, não tinha essa opção. Sendo assim foi péssimo. Deixem em aberto o valor para escolherem os materiais que quiserem!!

Na compra do material escolar nao tive dificuldade alguma, porém na compra do uniforme o crédito não aparecia no meu aplicativo, então entrei na escola e fizemos uma simulação de compra com um Qrcode teste e foi constatado que o crédito estava disponivel.
Então me dirigi até a loja e efetuei a compra facilmente.

O Material escolar demorou um pouco pra liberar o dinheiro mas logo consegui, fui em uma kalunga e comprei tudo de uma vez e foi otimoooo. Tudo de otima qualidade e o valor deu com sobra.
Agora o uniforme, apesar de eu ja ter conta no mercado pago, ja ter atualizado o cadastro e ligado em todos os lugares que a escola sugeriu, eu ainda nao tenho o saldo disponivel. Nada aparece no mercado pago, ja fui na loja testar se conseguia comprar e realmente nao saiu saldo pra mim ainda. Fazem meses e eu precisava muito comprar o agasalho.

Eu até hoje não recebi o valor do uniforme. Material me desagradou não poder escolher uma marca ou produto diferente dentro da Kalunga. Lápis de cor com tons de pele não era disponível, não pude comprar folha de papel sulfite prq não está previsto

Não consigo entrar no aplicativo

Meu app mercado pago não funciona

O responsável pelo app diz que o cadastro está certo e que precisa aguardar a prefeitura liberar o dinheiro.

Diz que não estou cadastrada,mas está tudo certo com as informações

Meu cadastro está completo há meses (tanto que já comprei o material escolar faz tempo), mas o crédito do uniforme simplesmente não aparece. Ligo pro 0800 todos os dias e não tem nenhuma mudança.

O mercado pago não liberou o crédito

O APP demora muito a realizar e atualizar o cadastro, e assim desbloquear o benefício. Outro absurdo é o APP Blupay ter um telefone de 0800 para contato que só pode ser realizado de telefone fixo. Isso é um absurdo, pois é obrigatoriamente pelo celular que é feito esse cadastro.

O uniforme consegui pegar de uma criança falta de outra e o material de nenhum deles a blupay disponibilizou um valor de um dos meus filhos porém fui inúmeras vezes tentar comprar e não consegui por erro no QR code reclamei fui atrás e até agora nada e o valor q estava lá sumiu e fui bloqueada do app .pela mensagem q aparecia na papelaria era q tinha q arrumar o cadastro com o código eol das crianças porém fiz isso mas está tudo certo no cadastro deles agora com o bloqueio aparece q tenho q resolver junto a escola mas na escola tbm não conseguem resolver .Por fim não consigo comprar material p duas crianças q estão estudando em casa pois meu esposo tem bronquite crônica e ainda não tomou a segunda dose da vacina .

Atualize o cadastro, baixei os aplicativos e o valor não caiu para que eu faça a compra.

No aplicativo que eles pedi pra gente estalar que chama blupay a gente faz td certinho mostra o valor td certinho mas quando chega a hora de vc ir na loja pegar o material vc não consegue retirar falar que tem atualizar o junto com a prefeitura sendo que eu como mãe já atualizei já liguei na subprefeitura E os atendente que nos atende fala que está td atualizado td certinho lá que tem que ver com o aplicativo da blupay pq ele não autoriza aí vc pega pra ligar o telefone que tem e somente telefone residencial a maioria da população tem celular no meu caso eu não consegui por que não tinha um telefone residencial somente celular aí fala pra pedir na escola pra ligar eles não autoriza pq realmente não pode aí fiquei meses sem conseguir pegar o material escolar depois de muitas busca e reclamações consegui pegar de uma criança porém o da outra que era creche não ele me deram o valor e retiram aí fui atrás de novo até que ele colocaram o valor novamente sobre o uniforme não tenho que reclamar que ele manda uma msg no seu e-mail e chega o valor no mercado pago eu já consegui de primeira pegar o uniforme escola de Pereira já cheguei e já peguei

 

Eu não consegui acessar o aplicativo blupay, porém eu mudei de conta me cadastrei nessa conta , fui na escola atualizar o endereço o diretor disse que tá tudo atualizado , porém o e-mail que mostra no aplicativo blupay e o antigo email que eu tinha , e o novo e-mail não aparece , eu fiz a atualização e o cadastro do novo email pra poder chegar a senha , pra mim acessar o aplicativo até hj não chegou nada ....

uniforme4.png

Se você tiver tido problemas, com quem você entrou em contato e como foi o atendimento?

Entrei em contato com a escola mas não foi resolvido

Foi sempre com a promotora do mercado pago que fica na loja.

Entrei em contato com a escola para falar sobre o problema do uniforme. Como consegui comprar o material, me informaram que o cadastro está correto. Portanto, só me resta esperar. Então, tenho ligado todo santo dia pro 0800 do uniforme para ver se há novidades. Até agora, nada.

Ruim

Mercado pago e o atendimento é bem complicado passar as informações e por muitas as vezes as informam errada.

Material escolar: 156 pediram para aguardar novo lote sem outras informações

Mercado pago e não nos passam resposta coretas

quem me auxiliou foi a rede de mães do grupo da escola que estavam em mesma situação

Com a DRE - consegui atendimento em 3 de junho e nunca mais. Com a Escola - corrigiram o dado, conforme solicitei.

Eu particularmente não tive problemas, porém na Emei dos meus filhos diversas famílias tiveram e o Corpo Diretivo interviu auxiliando essas famílias seja pessoalmente, seja virtualmente, inclusive solicitando ajuda dos pais que haviam conseguido realizar suas compras e pedidos

Ainda não me comuniquei com ninguém

Não responde ligação elis

Não

Tentei contato com a escola, mas disseram que o cadastro estava correto por lá. Tentei contato com o blupay, mas não retornam meu email. Tentei contato no 156 e a atendente não sabia me orientar e desligou o telefonema na minha cara. Agora estou aguardando a ouvidoria e a lei de acesso a informação.

Esposa já foi dez vezes pra escola e pra Kalunga. É uma bagunça. Minha esposa vai pra Kalunga e manda voltar pra escola, vai pra escola e manda voltar pra Kalunga. A prima dela foi junto, porque a prima que sabe mexer nessas coisas, nem eu e nem minha esposa sabemos. O pessoal da escola explica direitinho mas o pessoal do aplicativo que é enrolado. Pra quem é pobre e não é de tecnologia não é nada fácil. E obrigada por perguntar, porque ninguém pergunta nada pra gente. Acho que até o fim do ano a gente não consegue comprar não.

A experiência pra mim foi ótima tanto em adquirir o material escolar como o uniforme,acredito que das próximas vezes a sme vai se estruturar melhor com os apps para que todos tenham acesso aos benefícios sem dificuldades

Tive problema pois o crédito do uniforme não aparecia, entrei em contato com a escola e eles falaram que a parte deles estava tudo certo, pra entrar em contato com o mercado pago, mas não consegui contactar eles, acabei indo direto na loja pra ver se o crédito estava disponível, e estava.

 

 

Tentei em um telefone mas não consegui falar com ninguém

Tenho tentado resolver junto ao Mercado Pago. Mas até agora nao tenho resultados

Tentaram até me ajudar porém continuo na mesma

Liguei no mercado pago fala que seu CPF nao costa para benefício

Uma vez por telefone, outro por e-mail

Péssimo eles nao redolveram nada

Liguei 156 disseram que seria liberado no proximo lote

Eu estudei no sistema municipal de educação quando criança e achava muito bom pegar materiais e uniformes na escola, mesmo a qualidade não sendo das melhores. Neste novo formato tivemos que nos expor indo em lojas para garantir algo que a prefeitura podia fornecer com qualidade direto na escola. Fiquei com a impressão que isso só beneficiou as lojas credenciadas, no fim das contas.

Reportei na escola

Ja entrei em contato c a prefeitura DRE ninguem resolve nada

Direto na escola

Atendimento péssimo,o blupay e o mercado pago joga a culpa para prefeitura,a prefeitura joga para a escola,sendo que na escola está tudo correto os dados

O mercado pago não está dando opção falar com atendente e fica caindo ligação

Problema algum.

Do uniforme tive dificuldade pois não aparecia o valor, então eu nunca sabia se j estava disponível e tinha que ficar indo na loja ver. Já o material escolar achei um absurdo ter produtos selecionados. Tinha que ser livre. Escolher o material e o modelo que quiser. Minha filha não usa caderno por ser canhota, usamos fichário e folhas de sulfite, não tinha essa opção. Sendo assim foi péssimo. Deixem em aberto o valor para escolherem os materiais que quiserem!!

Entrei em contato com a escola, e fui rapidamente atendida e instruida de como proceder corretamente pelo profissional da secretaria

Material foi tudo mota 10. Uniforme ainda nao tenho saldo no mercado pago e não ha um canal de comunicação.

Enviei e-mail para a escola, que me orientou a ligar lá. Ao ligar, descobri que não há cadastro nem em meu CPF, nem no CPF do meu filho. Disseram que irão falar com a Dre. Até agora nada

Mercado pago

Telefone do app. Tem uma mensagem gravada

Com o telefone da prefeitura, que nunca atende o 156, ,e do mercado pago, que diz que meu CPF não consta nós registros

No 0800 do uniforme, o atendimento é eletrônico. Na escola, me informaram que eu devia simplesmente aguardar já que o cadastro está completo...

Não consigo ser atendida

Entrei em contato com a prefeitura pelo 156 muitas vezes desligavam o telefone ou davam as mesmas informações sobre falar com a escola ou ligar no app de umas cinco ligações uma pessoa me atendeu bem mas não resolveu meu problema depois disso entrei em contato com a escola q mandou mensagem no app ligou lá tbm mas mesmo assim não foi resolvido

Eu nao tenho que dizer sobre o atendimento agora em relacao ao aplicativo da blupay eles deveria por um telefone que da pra população ligar pq residencial a maioria nao tem eu msm tive muita dificuldade nesse caso e celular nao fazia ligacao pq a msg dizia que tinha que ligar de um telefone residencial entao eu acho que a maior dificuldade da população e isso em pegar o material escolar

 

 

No momento não entrei em contato com ninguém