Relatos: Uniforme e Material Escolar

Atualizado em 22 de março de 2022

Como está sendo essa nova maneira de adquirir o material e uniforme escolar?

O material escolar e o uniforme são estratégias criadas para incentivar os estudantes a frequentar as escolas. 
Até 2020, as famílias retiravam esses itens nas escolas. Houve uma mudança grande nessa logística. 
Agora, na teoria, as famílias precisam acessar o aplicativo, ir até a loja e fazer a compra utilizando o dinheiro disponibilizado no aplicativo.

Infelizmente, a prática está bem distante da teoria, e por isso queremos ouvir sobre como está sendo tudo isso para você

Os relatos serão divulgados no site ocupamae.com de maneira anônima.

Você vai gostar de ver também:

Post sobre como foi a audiência sobre o uniforme escolar em julho/2019

Relatos de como estão as aulas remotas

Confira os relatos de 2021

Relatos

Gráfico em pizza. A pergunta é "Quem é você?" e das 18 respostas, 16 foram de mães
Gráfico em pizza que mostra que 16 das 18 pessoas que responderam não conseguiram compar o kit completo do uniforme na primeira tentativa.
Gráfico em pizza que mostra que 14 das 18 pessoas que responderam não conseguiram compar o kit completo do material na primeira tentativa.
Gráfico em pizza que mostra que 12 das 17 pessoas que responderam foram em loja que não tinham todos os itens do uniforme
Gráfico em pizza que mostra que 10 das 18 pessoas que responderam foram em loja que não tinham todos os itens do  material
Gráfico em pizza que mostra que 15 das 18 pessoas que responderam não estão satisfeitas com esse modelo de aquisição dos benefícios
Gráfico em pizza que mostra que 8 das 17 pessoas que responderam conseguiram adquirir o uniforme ano passado
Gráfico em pizza que mostra que 12 das 17 pessoas que responderam conseguiram adquirir o material escolar ano passado

Se você tiver tido problemas, com quem você entrou em contato e como foi o atendimento?

Aplicativo não funciona, as imagens dos documentos nao seguem

Com a escola

Con a escola ,mandaron para ligar no número do aplicativo eu liguei no aplicativo e esse numero não atendeu. 

Com ninguém. O telefone de suporte do app está desligado e o email que enviei ninguém respondeu.

Não consigo nem efetuar o cadastro. Dá erro ao enviar as fotos dos documentos.

Tentei no 0800 sem sucesso

A escola fez o possivel pra conseguir se não você a escola não pegariamos o uniforme e material esses aplicativos dão muito problema

Com a escola e só informando que todas informações tem no aplicativo!

Nao consigo contato. Não tenho telefone fixo e o 0800 não aceita chamada de celular

Com a empresa responsável pela venda porém pra mim o problema está na metodologia da prefeitura

 

Falei com a escola, e disseram que tinham feito o que era possível, e que agora é só aguardar.

A loja não tinha o uniforme completo. Estou tão cansada disso tudo que nem questionei ninguém a respeito. Nenhuma das lojas que fiz a compra (material e uniforme) utilizou o aplicativo. Só me pediram alguns dados pessoais e o número do cartão do benefício.

Quais as dificuldades que você teve para acessar os benefícios do material escolar e uniforme? Pode escrever bastante, se quiser.

O aplicativo funcionou até a elaboração das fotos, parou no envio.

O telefone para resolver problemas só deu ocupado. O 156 forneceu o mesmo número. Resumindo, não pude adquirir uniforme ou material.

O aplicativo não avança após o envio das fotos

Primero não aceita o CPF já pregute na escola se esta algo errado con os documentos ,depois de muitas tentativas entra logo solicita fotos do RG foi tudo enviado espere 1 hora para ver se está certo pero nada sai documentos rejeitados tente novamente, e tentei umas 5 vezes e se bloqueio ,desinstalei e reinicie novamente depois instalei novamente o aplicativo e fuz tudo novamente mesmo fazendo tudo isso não to seguindo pegar o benefício.

Não consegui nem i fazer o cadastro no App.. Toda vez volta para o início.

Não passei da parte do cadastro. Dá erro ao enviar as imagens

Consegui baixar o aplicativo e realizar a compra do material escolar em fevereiro, depois quanto tentei acessar o aplicativo para adquirir o uniforme já foi avisado sobre reinstalar o aplicativo. Aguardei disponibilizarem (pois saiu do ar por um tempo para download) e quando consegui reinstalar não consigo acessá-lo mais por "erro em meu cadastro". Mas me cadastro não foi alterado e portanto só me resta crer que o erro é do aplicativo.

Os aplicativos davam email errado sendo que o certo era o que estava na escola

Primeiramente ano passado foi uma caos eu não consegui receber o valor primeiro deu conflito de dados arrumamos os dados e mesmo assim não caiu saldo, e desiste por que estava com familiar doente e sem tempo para ficar indo e voltando em escola e abrindo chamado para tentar resolver! Este ano demorou para conseguir baixar aplicativo agora que consegui! Mas não tem material completo nas lojas próximo a minha residência somente uma loja tinha uma quantidade relativa dos itens o uniforme está em falta mas duas lojas próxima a minha residência e a fila é gigantesca ou seja você fica horas e horas pra comprar um uniforme ou seja se você pai ou mãe que trabalha das 8 as 17 ou trabalha por escala com uma folga semanal não consegue comprar uniforme! Fora que é totalmente errado a forma que está sendo feita a Prefeitura estipulou um valor de material e uniforme porém não consigo comprar todos itens necessários da própria lista que eles estipularam por que o valor é alto e se passar eu tenho que pagar do bolso!


Prefiro igual antigamente eu não precisava ficar pra cima e pra baixo atrás do itens o uniforme vinha completo o material completo e eu não tinha que tirar nada do meu “bolso” agora eu gasto tempo,passagem e ainda tenho que completar o valor se passar com dinheiro!

Já enviei meus documentos inúmeras vezes para validação. Da primeira apareceu uma mensagem dizendo que foram negados (mas não diz porque.
Depois disso ele pede a documentação, diz que vai pra análise e volta a pedir a documentação como se fosse o primeiro acesso

A loja mais próxima era longe de casa. Não tinha todas as peças do uniforme. Achei o preço muito caro.

Não consigo acessar o aplicativo, mensagem de documentos rejeitados. Já fui no EMEI para verificar se meu cadastro estava com inconformidade, mas está correto. Sigo tentando.
 

Este ano a dificuldade é na autenticação de dados é preciso encaminhar mais de cinco vezes fotos de documentos e imagem self para liberar o aplicativo. Tive que realizar o processo por dias para acessar. Logo que acesso printei o cartão e fui a loja comprar o uniforme

Primeiro o aplicativo as vezes entra às vezes não mas ok o material deveria ser um dinheiro destinado a compra de material escolar sem tantas particularidades, como exigir caderno de 180 folhas esse pode não ser o melhor para o caso do aluno e TB não ser o de melhor custo x benefício na loja, lápis de cor tem uma exigência de 12 cores pra que isso se vc quiser comprar com menos não pode ou com mais TB não isso é um absurdo, com certeza concordo que não deve ficar em aberto para compra de qlq coisa pq se não alguns iam comprar o que não deve mas sendo material escolar poderia ser qlq caderno, qlq lápis, qlq caneta e assim por diante, quanto ao uniforme exigem o pagamento adiantado para confecção do mesmo em um prazo de até 30 dias para entregar isso é um absurdo na loja a pronta entrega nas duas q fui uma loucura de fila e qdo chega sua vez não tem quase nada só por encomenda ou seja cão trabalhar com o nosso dinheiro afff

Minha filha estava no estado e foi transferida depois do início do ano letivo para a EMEF. Até agora não chegou o benefício.

Não tinham todas as peças do uniforme na loja. A loja fica longe de casa e eu não tive condições de tempo e dinheiro de passar em outras lojas para pegar o benefício.