Foi com muito esforço e apoio de diversos coletivos que a proposta que fizemos para o orçamento ficou em 5° lugar na temática Mulheres.
Como foi explicado no nosso post, a proposta foi elaborada através de uma consulta pública de mães do Brasil todo.
Na nossa proposta pedimos:
incentivo a (re)integração de mães ao mercado de trabalho
atestado de acompanhante para mães de crianças doentes
revogação da Lei de Alienação Parental
ampliação e adaptação dos atuais serviços de proteção imediata para mulheres e mães vítimas de violência, incluindo as crianças
cota para mães solo em concursos, editais, cargos públicos e em empresas
remuneração para as mães que amamentam
escola em tempo integral
Conseguimos 676 votos e nossa proposta pode ser acessada por este link.
O ranking das 5 propostas da temática mulheres ficou assim:
- 1° lugar - 1349 votos - Proibição de Banheiros “Unissex” e "Por Gênero" em Escolas, Instituições de Ensino, Universidades e Espaços Públicos de Grande Circulação de Pessoas.
- 2° lugar - 1064 votos - Capacitação de profissionais e acesso a tratamentos com hormônios bioidênticos e não-hormonais em mulheres no climatério e menopausa na UBS
- 3° lugar - 843 votos - Pelo bem viver das mulheres - Construir creches noturnas, para que as mulheres, sobretudo as que são chefes de família, terem onde deixar seus filhos em segurança para trabalhar sem a preocupação de deixar com terceiros.
- 4° lugar - 810 votos - Aposentadoria das mulheres - Que as idades para aposentadoria das mulheres fossem a idade menor para contribuição. E que as empresas fossem orientadas a contratar pessoas idosas se não estivessem aposentadas .
O governo federal está se comprometendo a ouvir a população, ao logo dos próximos anos, através dessa ferramenta utilizada nesta consulta pública.
Precisamos muito ampliar nosso alcance para que as propostas relacionadas a maternidade tenham mais votos e consigam relevância no governo.
Siga a gente nas redes sociais:
Comments