top of page

Mães Inspiradoras - Projetos de arquitetura para o bairro

Lígia, mãe de aluno de escola pública e conselheira participativa, é também professora de arquitetura numa grande faculdade do bairro.


Durante as reuniões do conselho participativo, Lígia pensou num projeto onde os alunos pudessem trabalhar com demandas reais da comunidade e elaborar projetos utilizando os conhecimentos técnicos que eles adquiriram durante a faculdade.


Com o apoio da Janaina, outra professora de arquitetura e também mãe, Lígia levou seus 60 jovens alunos do último ano de arquitetura para as ruas.

Estudantes de arquitetura conhecendo o bairro - Março/2019

Eles fizeram reuniões com moradores locais, ouviram as demandas da população, construíram projetos, e apresentaram para a sociedade e poder públicos os projetos que elaboraram durante o semestre. Um evento onde jovens mostraram que seus talentos e capacidade técnica foram potencializados em projetos que melhoram a vida de milhares de pessoas.



Apresentação dos projetos - Junho/2019

Um dos projetos que mais avançou foi o do parquinho de uma região vulnerável. Com o apoio das professoras Lígia e Janaina, o projeto dos alunos foi amadurecido e concorreu num concurso para receber verbas. O projeto do parquinho não foi selecionado e por enquanto segue no papel.


Desde 2017, a Carolina Borges, também conselheira participativa e uma das integrantes do Ocupa Mãe, relata a necessidade de uma urgente revitalização no parquinho. Carol registra e envia para a subprefeitura e 156, fotos de cachorros soltos pelo parquinho, sujeira, brinquedos quebrados, muito concreto numa área onde as crianças podem se machucar.. E também registra a demanda durante as reuniões do conselho participativo.


O atual subprefeito acolheu essas demandas e está realizando uma ação piloto no bairro. Equipes da subprefeitura irão revitalizar o espaço seguindo orientações das arquitetas, das moradoras do entorno e das crianças. A revitalização será feita usando o que a subprefeitura consegue oferecer sem custo, pois não há verba em orçamento destinado a grandes reformas.


Enquanto o projeto segue no papel e nos sonhos de crianças, jovens, alunos, mães, professoras e seguidores do Ocupa Mãe, ao menos as crianças do bairro terão um espaço cheio de amor e carinho para brincarem.


As crianças conhecem (e aprovam) o projeto para o parquinho. Agosto/2019

Quer nos ajudar a materializar esse parquinho maravilhoso?

Precisamos de apoio financeiro!

Estamos com a ideia de criar uma lousa no parquinho para colher as memórias das pessoas que moram no bairro, e também colher os sonhos que os moradores tem para aquele parquinho.


Precisamos de uma lata de tinta de lousa, duas caixas de giz e material para tratar o muro de aproximadamente 12 metros quadrados: massa corrida, espátulas, rolos e pincéis.



Os guardiões do parquinho

E, para terminar o post com noticias cada vez melhores, há um projeto distante mas lindo, que queremos que outras pessoas sonhem com ele também, de se colocar alunos de arquitetura realizando estágios apoiando o poder público e os moradores dos bairros. Os alunos virão de faculdades de arquitetura de escolas locais. O tipo de ideia que todo mundo ganha, pois atualmente os alunos encontram muita dificuldade em achar um local para fazer estágio. Com orientação correta, os alunos conseguiriam realizar projetos que seriam colocados em prática pelo poder público. 


Que esse post inspire muitas mães a transformarem seu trabalho remunerado em melhorias para as crianças da cidade.


Nós do Ocupa Mãe nos sentimos honradas em conhecer, e vivenciar, histórias tão potentes e cheias de amor como essa.


Agradecemos demais a energia que a Lígia e a Janaina colocam em criar um bairro melhor para todos, principalmente para as crianças.


ODS11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

11.7 Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, em particular para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência


ODS16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis

104 visualizações0 comentário
bottom of page