O Ocupa Mãe celebra mais uma vitória na luta pela defesa dos direitos das crianças da Comunidade Souza Ramos. Em 4 de dezembro, o Ministério Público de São Paulo ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de São Paulo, em relação às obras do Túnel Sena Madureira. Veja mais detalhes da Ação Cívil Pública neste link.
Trechos do nosso relatório, "Violação de Direitos da Criança na Comunidade Souza Ramos: Implicações da Obra do Túnel Sena Madureira", foram utilizados na ação.
Na página 23 do documento temos que:
Vieram ainda informações, dando conta que a obra vem exercendo forte pressão psicológica sobre os residentes das comunidades e ribeirinhos, gerando estresses e incertezas, principalmente nas crianças, que segundo constatações feitas pela organização “Ocupa Mãe”, destacou que os infantes estão com medo e ansiedade, preocupadas para onde irão, o que é agravado pela falta de informações e pela omissão de um plano de reassentamento.
Após a remoção das árvores pela prefeitura, as crianças observaram mudanças significativas: a comunidade tornou-se mais quente abafada, e houve uma notável diminuição nos sons dos pássaros e na quantidade de sombras disponíveis.
Ficamos muito felizes em ver nosso trabalho sendo amplamente utilizado em defesa dos direitos das crianças.
Contribua com o Ocupa Mãe para garantir um futuro digno às nossas crianças. Pix: ocupamae@gmail.com
Kommentare