top of page
Ocupa Mãe

Lançamento do Relatório sobre Violação de Direitos da Criança na Comunidade Souza Ramos

Atualizado: 7 de nov.

Anunciamos o lançamento do relatório "Violação de Direitos da Criança na Comunidade Souza Ramos: Implicações da Obra do Túnel Sena Madureira".


Este documento é fruto de um trabalho cuidadoso que buscou captar as preocupações e os impactos enfrentados pelas crianças da comunidade devido à construção do túnel.


No dia 2 de novembro de 2024, tive a oportunidade de visitar a comunidade Souza Ramos e ouvir diretamente das crianças como a obra do túnel tem afetado suas vidas. Através de desenhos e relatos, elas expressaram suas emoções e preocupações com a ameaça de desapropriação de suas residências e os impactos causados pela construção.


Gostaríamos de expressar nossa gratidão aos apoiadores e colaboradores que tornaram este relatório possível: Associação de Moradores da Vila Mariana (AVM) e Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana (COMMU)

A oficina na Comunidade Souza Ramos foi enriquecida por uma doação especial: lápis de cor, canetinhas e livros que chegaram na véspera, graças à generosidade de uma vizinha. Esses materiais foram fundamentais para os registros das crianças e, após a oficina, foram doados de à comunidade. As crianças decidiram que uma mãe local ficaria responsável por guardá-los e organizar novos encontros de desenho para as crianças.


Convidamos todos a apoiarem esta causa, seja através da divulgação deste relatório ou do engajamento em ações que visem a proteção dos direitos das crianças.


Estou à disposição para entrevistas/lives para fornecer mais informações sobre o relatório e as questões nele abordadas.


O relatório aborda as violações aos direitos infantis conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os compromissos da Prefeitura de São Paulo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele sugere medidas para a proteção dos direitos das crianças envolvidas e para a minimização dos impactos já causados.



Juntos, podemos garantir que as vozes das crianças da comunidade Souza Ramos sejam ouvidas e que seus direitos sejam respeitados.


245 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page