top of page

POT Volta às Aulas

Atualizado: 7 de mai. de 2021

O Programa Operação Trabalho - POT - Volta às Aulas tem o objetivo de remunerar mães de alunos de escolas públicas que estejam auxiliando na organização e limpeza da escola.


O que a mãe que se inscrever para essa bolsa deverá fazer na escola:


• Promover a sensibilização para boas práticas de higiene frente ao Covid.


• Auxiliar e Monitorar os alunos incentivando questões de distanciamento e bem estar, aferição de temperatura, rotina e protocolos de segurança durante a permanência no

ambiente escolar.


• Promover a Higienização e Limpeza dos equipamentos de uso coletivo nas escolas, bem como espaços de uso comum aos alunos.


• Auxiliar a Equipe docente sempre que necessário visando a aplicação e promoção dos protocolos de higiene e segurança frente ao COVID.


A questão da limpeza da escola pública é um problema desde dezembro de 2019, quando houve uma alteração no contrato de limpeza.

Pedimos, na comissão de educação da Câmara, em 2019, mas atenção para essa questão da limpeza, mas infelizmente, o contrato não foi revisto. Tem mais informações neste post.


O POT, essa bolsa para as mães, terá um valor de R$ 1155.


É previsto 30 horas de trabalho semanal, sendo que 6 horas serão de formação.


Essa bolsa tem o apoio de 3 secretarias:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - 𝗦𝗠𝗗𝗘𝗧, a Secretaria Municipal de Educação - 𝗦𝗠𝗘 e a Secretária Municipal de Saúde - 𝗦𝗠𝗦.


Estamos tentando contato com alguém dessas secretárias para tirarmos algumas dúvidas, mas ainda não tivemos sucesso.

 

Algumas dúvidas:


Não ficou claro para nós como será feita essa remuneração. Geralmente, os processos de pagamento da prefeitura demoram quase de 40 dias para cairem na conta e ainda precisa ser uma conta num banco específico. Para esse POT será preciso toda essa burocracia?


A mãe vai poder fazer o horário de trabalho enquanto o filho estiver na escola? E nos dias que o filho não for para escola e a mãe não tiver com quem deixar a criança, como resolver essa situação?


Se a mãe, toc toc toc, pegar covid e ficar impossibilitada de executar a jornada, ela continuará recebendo a bolsa?


A formação exigida será feita na escola? Como que a mãe que não tem acesso a internet em casa poderá fazer essa formação?


Se a mãe não tiver disponibilidade de trabalhar às 30 horas por semana, ela poderá trabalhar menos e ter uma remuneração reduzida?

 

O formulário que está circulando nas redes sociais é o deste link.

Infelizmente, o formulário está sendo feito numa ferramenta que não é da prefeitura.

Isso pode gerar insegurança para quem está preenchendo os dados.

Seria bom se a prefeitura tivesse uma plataforma que garantisse que aquele formulário é mesmo um formulário da prefeitura.



Link do documento com descrição de como vai funcionar essa bolsa POT Volta às Aulas


2.325 visualizações30 comentários
bottom of page