top of page

Parquinhos do Parque da Aclimação

Os parquinhos do parque da Aclimação estão interditados há um ano. A interdição aconteceu porque uma analise da Zoonoses detectou que as areias dos parquinhos estavam contaminadas com urina e fezes de gato.


O Conselho Gestor do Parque da Aclimação registrou em ata algumas medidas a serem tomadas a fim de garantir a harmonia de convivência entre crianças e gatos.

Uma das medida foi nomear um grupo de pessoas voluntárias responsáveis por alimentarem os gatos em locais específicos, e longe dos parquinhos. A ideia era diminuir o acesso dos gatos aos parquinhos e aos tanques de areia.

Uma outra medida sugerida pelo conselho foi de cobrir os tanques de areia durante a noite.

Também foi sugerido colocar placas no parque informando sobre a ilegalidade de se abandonar gatos.

Confira a ata nest link e outras atas neste link.


Hoje participamos da reunião e ouvimos relatos de que há muitas pessoas alimentando os gatos, inclusive deixando comida para gatos dentro do único parquinho que não foi interditado.


Sentimos falta do administrador do parque e de alguém representando a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente durante a reunião.


Estamos atrás da mesa. A Carol ficou sentada no chão com suas duas filhas.

Sugerimos que os frequentadores do parque que sentirem que há um mau uso do parque por outros frequentadores, que registrem suas reclamações no portal 156 da prefeitura, no link abaixo.

Denúncia sobre o mau uso do parque por usuários

Há várias reportagens que relatam a situação dos parquinhos. Separamos algumas abaixo:



Trecho da reportagem do G1/Globo

E há um post no blog Mães e Pais da Aclimação que fala de uma reforma nos parquinhos que não passou pela aprovação do conselho e nem por audiência pública.


Achamos que todos tem a ganhar quando a sociedade civil é ouvida, e lamentamos quando vemos munícipes engajados e dedicados não sendo escutados.

E, infelizmente, muitas crianças, mães, e famílias estão sendo prejudicadas por não estarem conseguindo usufruir do parque e dos parquinhos interditados.


Continuamos acompanhando essa situação e desejando que tudo se resolva o quanto antes.


OBS: A filha da Carol assinou a lista de presença. "Mamãe, não tinha nada para eu por nesse campo (campo de assinatura), então escrevi que quero o parquinho sem gatos". O registro ficou assim: CLARICE - CRIANÇA - CEM GATO


74 visualizações0 comentário
bottom of page