top of page

Sonhos para a Escola Pública Municipal

Atualizado: 2 de ago. de 2019

Desde maio, quando tivemos as greves pela não redução dos investimentos da educação, começamos a construção de uma lista de desejos para melhorias das escolas públicas municipais.

Fizemos um encontro para acolher as demandas das mães que não se sentem confortáveis em ir para as manifestações com os pequenos e juntas construímos alguns itens.

E acrescentamos também nessa lista, sugestões que recebemos de famílias das escolas que frequentamos, dos profissionais da educação que nos procuram, e dos alunos.

Esta manhã foi um dia de muita alegria, pois fomos recebida pelo Bruno Caetano, Secretário Municipal de Educação, e pudemos entregar a lista de desejos para melhorias das escolas públicas municipais.

É muito importante para nós do Ocupa Mãe deixar claro que essa lista é uma construção coletiva.

Durante a reunião, priorizamos alguns itens que achamos muito importantes e urgentes, como: - o alto número de crianças nas escolas infantis em desrespeito ao Plano Municipal de Educação - a falta de professoras módulos (assistentes) - questões da alimentação escolar:         - cardápio repetitivo e pouco nutritivo         - aquisição de alimentos pelas redes conveniadas         - falta de dados quantitativos sobre o desperdício de alimento         - professoras comendo junto com as crianças.

Também priorizamos itens que aparentemente se resolvem com conversas, como: - a isenção das tarifas bancárias nas contas das escolas - maior integração entre eventos em bibliotecas, museus e praças com as escolas do entorno, - mais ações das unidades básicas de saúde com a comunidade escolar:         - prevenção e medicação para piolhos e vermes         - orientações de métodos contraceptivos para toda a comunidade escolar (alunos e familiares).

Saímos da reunião muito felizes por sermos ouvidas como mães de alunos de escola pública, e por estarmos construindo com o poder executivo uma parceria de escuta mútua.

Bruno Caetano, Lígia, Carol e Alice

Será tão incrível quando todos nossos representantes políticos fizerem essa construção coletiva e se aproximarem de quem usa os equipamentos públicos.

----------------------------------------------------------

Quarta, dia 7 de agosto, vamos visitar o TCM e conversar com auditores responsáveis pelas escolas públicas.

Participe da divulgação e do evento

----------------------------------------------------------

118 visualizações0 comentário
bottom of page