top of page

Ofício para um pouco de cuidado com as pessoas em situação de rua

Desde 2018, a Carol é conselheira do Conselho Participativo da Vila Mariana.

Neste fim de semana, um conselheiro compartilhou no grupo fotos de estações de higiene pessoal para pessoas em situações de rua. Nessas estações, as pessoas podem tomar banho e lavar as roupas.


A Carol sugeriu fazer um pedido para a prefeitura que houvesse essas estações de higiene e ponto de água potável na Vila Mariana, e recebeu apoio de praticamente todos os outros conselheiros.


Colocamos algumas fotos que pegamos do site da prefeitura sobre o que seria essas estações de higiene e ponto de água potável.




A Carol achou um documento bem interessante chamado "Enfrentamento à pandemia de Covid-19 na cidade de São Paulo: Balanço das ações emergenciais e programas implantados para a população em situação de rua", onde estão descritas as ações feitas pela prefeitura relacionadas aos moradores de rua.


Tem até um mapa, onde é possível identificar onde estão localizadas as ações da prefeitura que cuidam um pouco das pessoas que estão em situação de rua: acesso a água potável, lavandeira, entrega de comidas...


No ofício, além de pedir os bebedouros e estação de higiene, a Carol pediu também para que seja incluso absorventes e preservativos nos kit de higiene distribuídos .


Geralmente, compartilhamos essas ações depois de serem encaminhadas, mas devido a urgência, resolvemos fazer agora.

Acreditarmos ser de interesse de outros Conselhos Participativos fazerem esse mesmo tipo de ação.


O ofício pode ser acessado neste link.

30 visualizações0 comentário
bottom of page