Pais que não fazem isolamento

Estamos desde março recebendo relatos de mães divorciadas que fazem o isolamento mas que correm o risco de pegarem o COVID por conviverem com crianças que quando estão com o pai, não fazem isolamento.


Os relatos estão neste link.

Conversamos com a Isabela Palhares da Folha e hoje foi ao ar uma reportagem muito boa falando sobre essa situação: Mães recorrem à Justiça para suspender visitas de pais que desrespeitam isolamento.


Essa reportagem é uma vitória para as mães pois mostra que há juízes que entendem que o não isolamento do pai coloca em risco a saúde da mãe e da crianças.


As visitas passam a ser virtuais, para os casos de pais que levam crianças em festas e aglomerações. Já que o não isolamento prejudica o direito à saúde da criança e da mãe.


E fazemos aqui uma crítica à revista do Instituto Brasileiro de Direito de Família - Ibdfam - que traz em sua reportagem sobre pandemia e não isolamento do pai uma visão bem distante da realidade. Conforme vimos nos relatos que recebemos e também nos relatos divulgados na reportagem da folha, muitas mães estão em isolamento e com medo de pegarem o covid, pois quando as crianças estão com o pai, vão em festas e aglomerações. A visão da IBDFAM, e que não concordamos, é que falta controle emocional da mãe em separar possíveis mágoas com o genitor e que se usa a crianças como um objeto.

Tentamos uma conversa com o IBDFAM mas nossos emails não foram respondidos.


94 visualizações0 comentário