top of page

Conhecemos o Pátio de Compostagem da Lapa

A subprefeitura da Lapa é pioneira no projeto de Compostagem na prefeitura de São Paulo.

Leiras

O método usado vem do CEPAGRO da UFSC. Se chama Compostagem Termofílica através de leiras estáticas, pois não há necessidade de revolvimento da leira para mistura de material, homogeneização de temperatura e aeração.


A decomposição da matéria orgânica ocorre em um ambiente onde as temperaturas das leiras de compostagem ficam acima de 45ºC, podendo ter picos que podem ultrapassar 70ºC.


O processo operacional é simples, não necessita de muitas pessoas ou muitos equipamentos.

Roberta mostrando que a leira estava numa temperatura de 51 graus

Hoje o dia estava muito quente, conseguimos fazer uma boa parte da apresentação embaixo de sombras de árvores.

Lígia, Carol e Alice, e suas respectivas crias

Aprendemos que o caminhão pega o resto de frutas, legumes e vegetais (FLV) da feira e leva pro pátio.

Manualmente, é separado o máximo que é possível de plástico e vidro do que será compostado.

A leira é alimentada com as FLV's, e depois com restos de podas de árvores do próprio bairro da Lapa. Por fim, a leira é coberta com palha que vem da subprefeitura da Sé. A Sé tem bastante palha pois se vende muita melancia no mercado municipal da Sé, e a melancia vem em caminhões protegidas por palhas.





Vimos uma leira que acabou de ser finalizada.

O que era resto de poda e de resíduo de feira, vira composto orgânico e é colocado nessa montanha abaixo!

Montanha de matéria orgânica. Não é fedido!

Trouxemos para casa um pacote de composto.

Sobrevivemos ao calorão!

Como você pode ajudar!

Entendemos que uma das dificuldades do processo é garantir a "pureza" dos materiais. Infelizmente as podas de árvores ficam alguns dias nas calçadas antes de serem recolhidas pelo caminhão, e muitas pessoas descartam lixo lá. O mesmo com o resto de frutas, legumes e verduras. Onde era para ser só resíduo orgânico, tem plástico, papel, vidro e outros materiais.

Você pode ajudar evitando jogar lixo no chão da feira e em cima de podas de árvores. E passando essa ideia para outras pessoas.


O que tem pra melhorar!

Descobrimos que o resíduo da CEAGESP não é compostado por ser tratar de um equipamento do estado, e o pátio de compostagem ser do município. A "maior feira da América Latina" destina seu resíduo aos aterros. O que é muito muito ruim. Na compostagem, os "resíduos viram adubo" e nutrem a terra. No aterro, o resíduo se acumula, contamina o solo, e gera poluição do ar, pois os caminhões precisam ir cada vez mais longe para despejar os resíduos.


Estamos muito felizes em estarmos divulgando uma política pública que cuida do meio ambiente, e que garante para todos um planeta mais limpo.


Gratidão a fotógrafa voluntária que nos presenteou com essas fotos maravilhosas.

Confiram mais do trabalho da Fernanda no instagram.com/fe_dani_


Ods Relacionadas: ODS 2: Aumento da produtividade agrícola ODS 5: Aumentar o conhecimento de políticas públicas para mulheres ODS 11: Gestão de resíduos ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis


236 visualizações0 comentário
bottom of page