top of page

Comissão de mediação de conflito e definição dos membros do CRECE

Duas coisas importantes que precisam acontecer nas escolas públicas por agora: a formação de comissão de mediação de conflito e definição dos membros do crece

montagem com uma mãe segurando uma placa com o escrito "Comissão de mediação de conflito e definição dos membros do CRECE"

A comissão de mediação de conflitos e formada por equipe gestora, professores, equipe de apoio, familiares e estudantes

Essas pessoas recebem formação ao longo do ano.


Criada pela Lei nº 16.134, em março de 2015, a Comissão de Mediação de Conflitos tem objetivo de compreender e atuar nas situações de conflitos e violências que prejudicam o processo educativo, abrindo um espaço de conversa entre as pessoas envolvidas.

fonte:


O CRECE é o Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola.

Aqui na cidade de São Paulo temos 13 regionais (as Diretoria Regional de Educação- DRE). Cada regional tem, ou deveria ter, um CRECE.

E temos também o CRECE Central, que é municipal e é composto por pessoas que fazem parte dos CRECE´s Regionais.


O objetivo do CRECE é fortalecer o funcionamento do conselho escolar e melhorar a educação pública da cidade, bem resumidamente.


Os mandatos são de um ano, renováveis por mais um ano.


O conselho de escola precisa escolher quem serão os representantes daquela escola e enviar ao CRECE da regional os nomes dos 2 titulares e 2 suplentes.

Duas pessoas da família ou estudante e duas pessoas representando os profissionais de educação


E se não tiver nada disso na sua escola?

Está errado.


Sugestão: cobre dos responsáveis.

Peça para a direção te informar sobre a comissão de mediação de conflito e CRECE. Por exemplo:

- Olha, queria saber sobre quem está fazendo parte da comissão de mediação de conflito, e quem são as pessoas indicadas para o CRECE. Até dia X você consegue me passar essa informação?

Chegou a data sugerida e não mandaram as resposta, você pode mandar um email para a escola:

"Olá. No dia tal falei com a diretora pois eu queria saber quem está fazendo parte da comissão de mediação de conflito, e quem são as pessoas indicadas para o CRECE. Passaram X dias, e até agora não fui informada."

Se mesmo assim, depois de uns 3 dias, você não tiver resposta, você pode ligar na DRE .


Peça para falar com o departamento de supervisão. Pergunte quem é a supervisora da escola em questão. Explique o ocorrido, peça o email da supervisora e documente por email. "Dia tal, em conversa por telefone, lhe informei sobre os questionamentos não respondidos da direção da escola tal. Conforme combinamos, você ficou de esclarecer esses pontos até o dia x." No dia x, se não tiverem respondido, o que é bem difícil porque geralmente a supervisão funciona bem, você pode ligar novamente na DRE e pedir para falar com a direção ou com alguma assessora. Não esqueça de pedir o email da pessoa e documentar.

Se não der certo, você pode imprimir esse tanto de emails e mandar para o ministério público através do geduc@mpsp.mp.br Veja mais no site: https://www.mpsp.mp.br/en/geduc

Veja nosso post nas redes sociais e nosso vídeo no YouTube.



52 visualizações0 comentário
bottom of page