E nós temos um lugar favorito na cidade e ele se chama Cientec.
O Cientec é Parque de Ciência e Tecnologia da USP e fica na Avenida Miguel Stéfano, 4200 Água Funda - São Paulo - SP
O parque ficou muito tempo fechado, e nós fomos no primeiro dia de reabertura: 22 de novembro.
Veja como foi nossa visita nesse vídeo mostramos um pouco da parte de experimentos físicos do parque. E neste outro vídeo mostramos algumas construções lindas que infelizmente ainda não podemos entrar.
Siga o Cientec nas redes sociais: @parquecientec
Em agosto, pedimos para a Marina Helou fazer um ofício questionando sobre porque o parque ainda não estava aberto.
Venho pelo presente solicitar que seja avaliada a possibilidade de reabertura do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec), com a volta dos agendamentos e visitas presenciais.
...
Antes das medidas restritivas, eram realizados passeios, demonstrações e experiências lúdicas para alunos do ensino fundamental e médio. Grande parte do público do parque era formado por alunos da rede pública.
Nesse momento em que já foram autorizadas a volta às aulas presenciais, na rede pública e privada de ensino, não me parece acertada a restrição da visitação presencial, impactando ainda mais fortemente os alunos que sofreram com a ruptura educacional, aprofundando as desigualdades.
E recebemos a resposta:
Em resposta à sua solicitação, referente ao retorno de agendamentos e visitas presenciais do Parque CienTec, informamos que já estão sendo tomadas as providências para que isso ocorra a curto prazo e de maneira segura.
Para tanto, a rede de Wi-FI externa do parque está sendo estendida, para possibilitar que tenhamos sinal nas áreas principais.
…
Esse esquema já está praticamente pronto, necessitando apenas da montagem de um poste com o devido equipamento de Wi-FI e a colagem dos QR Codes ao longo do percurso, sendo previsto uma reabertura enfie 15 a 30 dias para visitação do público espontâneo, não se excluindo estudantes.
A visitação guiada presencial depende de medidores, constituídos por bolsistas alunos da USP que, seguindo o portal da Reitoria da USP, deverão retornar presencialmente no início de outubro. A partir disso, após o devido treinamento, será possível retomar a visitação de grupos escolares, cujas diretrizes dependerão da avaliação da situação sanitária.
Finalmente, gostaríamos de destacar que tanto a diretora do parque como esta Pró-Reitoria ficaram muito honrados e felizes com essa atenção dedicada ao Parque CienTec da USP, que nos motiva, bem como a todos os funcionários e mediadores envolvidos
Comentários