top of page

Escola sem Tarifa

Dinheiro da escola precisa ficar na escola

Escola Sem Tarifa é uma campanha que pede a isenção de cobranças bancárias das escolas públicas.

 

O objetivo é simples: garantir que cada real destinado à educação seja usado dentro da escola, e não para pagar tarifas bancárias.

ocupamaedesenhomaodinheiro_edited.png

Para onde vai o dinheiro da educação?

O Brasil tem centenas de milhares de escolas públicas, que recebem recursos de diferentes origens: governo federal, estados, municípios e até da comunidade escolar.

 

Esses repasses chegam em contas bancárias específicas, e muitas delas não têm isenção de tarifas.

Tarifas que consomem recursos

Não se trata apenas de uma taxa mensal. Cada transferência, emissão de extrato ou movimentação pode gerar custos adicionais.

 

💸Estimativa: cada escola pública paga cerca de R$1000 por ano em tarifas bancárias.

Esse dinheiro poderia ser usado para infraestrutura, projetos pedagógicos ou materiais básicos, mas estão indo para instituições financeiras, principalmente o Banco do Brasil.

O que já fizemos

Criamos a campanha Escola Sem Tarifa para expor as atuações que estamos fazendo nas instituições responsáveis:

  • PL 9055/2017 – Projeto de lei criado em 2017 na Câmara dos Deputados a partir da iniciativa do Ocupa Mãe. O projeto determina a isenção de tarifas bancárias para escolas públicas. Desde 2017, aguarda tramitação entre as comissões. Acesse os detalhes do PL 9055/2017 aqui.

 

  • PL 2341/2022 – Projeto de lei criado em 2022 através da mobilização do Ocupa Mãe, apresentado no Senado em 2022. Foi aprovado em 2023 com pareceres favoráveis e muitos elogios dos senadores. Desde novembro de 2023, está em tramitação na Câmara dos Deputados. Acesse os detalhes do PL 2341/2022 aqui.

  • Notícia de Fato nº 1.34.001.002010/2024-11 – Levamos o tema ao Ministério Público Federal em 2024, que, apesar de reconhecer que a cobrança de tarifas bancárias por escolas públicas “causa estranheza”, decidiu arquivar o pedido, alegando que a prática tem respaldo legal na Lei nº 4.595/64 e que já existem projetos de lei em andamento para corrigir a situação. Acesse a integra do documento aqui.​​

escola sem tarifa

"O pagamento de tarifas bancárias por escolas públicas causa estranheza justamente por sugerir a malversação de verbas públicas destinadas a um fim tão nobre quanto a educação. No entanto, a possibilidade dessa cobrança decorre da Lei nº 4.595/64...” - Procuradoria da República em São Paulo, 18/03/2024

O que você pode fazer agora

Quanto mais as escolas falarem sobre o que está acontecendo, mais força essa o Escola sem Tarifa ganha.

Você pode ajudar das seguintes formas:

Converse com a escola pública perto de você

Pergunte como funciona a conta bancária da escola.

• A escola paga tarifa bancária?
• Quantas contas existem?
• Quanto sai por mês ou por ano em tarifas?

Conte pra gente como está a situação

Se você conseguir alguma informação, ou é profissional da educação e está interessada em isentar as escolas públicas de tarifas bancárias, escreva pra gente.
Não precisamos do nome da escola mas uma foto do extrato bancário é ótimo para exemplificar a situação.

Email: ocupamae@gmail.com
Seu relato ajuda a mapear o problema e fortalecer a campanha.

Ajude a levar o tema para a imprensa

Temos interesse em contar para a grande mídia sobre esta situação que atinge escolas públicas de todo o país. Caso conheça alguma jornalista interessada, entre em contato pelo ocupamae@gmail.com.

bottom of page