Ocupa Mãe

13 de set de 20191 min

Empresários pela Primeira Infância

Na manhã do dia 12 de setembro participamos do terceiro encontro da série de quatros workshops sobre Empresários pela Primeira Infância - uma parceria FIESP, CIESP e Fundação José Luis Egydio Setúbal (FJLES).

Achamos o evento bem interessante, pois estimula os empresários a investirem em cuidados para a primeira infância, como ampliação da licença maternidade e paternidade conforme a lei Programa Empresa Cidadã.

Conhecemos também o Ranking de Melhor Empresa na Atenção à Primeira Infância (veja mais nesse link).

A empresa Takeda, segunda do ranking, presenteia mães e pais com dias de folgas no aniversário dos filhos de até 12 anos.

A quarta empresa do ranking, a Cisco, oferece licença para avós! E há salas de amamentação em todos os escritórios!

Um exemplo de que é importante ampliar a consciência dos empresários sobre a primeira infância é um julgamento que está ocorrendo no Japão e que foi usado como exemplo no workshop: Começa no Japão julgamento de empresa acusada de assédio moral após licença-paternidade! Veja mais no link.

A política pública do Japão diz que tanto a mãe quanto o pai podem se afastar do trabalho por um ano, após o nascimento dos filhos. Porém, apenas 6% dos homens optam pela licença!

O próximo workshop ainda não tem data mas será na primeira quinzena de outubro, dia 8 ou 9.

Links relacionados

Premiação incentiva cuidado das empresas com a primeira infância

    100